Como funciona a monetização dos podcasts?

Especialista explica como ganhar dinheiro com a produção de áudio

 

Você já se perguntou se é possível ganhar dinheiro fazendo podcasts? De acordo com Lúcio Flávio Aleixo Filho, fundador do Estúdio 767, localizado em Belo Horizonte e referência na produção de podcasts e transmissões ao vivo, a resposta é sim. Contudo, como ele explica, essa não é uma tarefa tão simples, é preciso ter estratégia. “Independente de você estar começando ou não, conhecer as diversas formas de monetização é a chave para o crescimento do seu podcast “, afirma.

Lúcio Flávio esclarece que até alguns criadores de conteúdo que estão há anos no mercado, e que possuem uma grande e fiel audiência, não entendem qual é o melhor caminho para ganhar dinheiro com a produção de áudio. Segundo o especialista, entender o público-alvo, criar conteúdos que agreguem valor e investir na qualidade da produção é indispensável, mas não é o segredo para o sucesso financeiro. “O que vai ajudar a transformar o podcast em uma fonte de renda sustentável é entender as melhores estratégias de monetização, como patrocínios, programas de doações e merchandising”, observa.

Dicas para monetizar o seu podcast

Parece simples mas essa é uma dica muito importante. Se você deseja transformar o podcast na sua fonte de renda, não produza apenas para o seu site ou blog. Expanda seu alcance utilizando plataformas de streaming populares como Spotify e Apple Podcasts, ou até mesmo o Youtube. Uma dica extra é que você pode aproveitar o YouTube para criar conteúdos no formato de videocast, que reúne áudio e vídeo, uma das especialidades do Estúdio 767.

Uma das formas mais comuns de monetizar é através dos patrocinadores. Você pode realizar parcerias e anunciar produtos ou serviços durante o episódio do seu podcast. Mas fique atento, para isso é importante que o seu podcast possua uma identidade bem definida, pois facilita que as empresas identifiquem seus ouvintes como potenciais consumidores.

Outro jeito de monetização é o “crowdfunding”, uma espécie de “vaquinha” ou financiamento coletivo. Nesse caso, a própria audiência realiza doações voluntárias que são feitas em plataformas de crowdfunding, como a Patreon. Tanto o produtor do podcast quanto o público saem ganhando. Pois, essa estratégia permite que os doadores recebam conteúdos exclusivos, como acesso antecipado, episódios bônus e brindes.

Para o fundador do Estúdio 767, essas dicas são essenciais para quem busca ganhar dinheiro com a produção de áudio. E ainda complementa explicando que o criador de conteúdo “precisa estar sempre atualizado e disposto a explorar novas oportunidades de monetização para realmente transformar seu podcast em um negócio rentável”.

Fonte: Lúcio Aleixo Filho – Consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo. É sócio-fundador de uma franqueadora na área de esportes nos EUA e já executou mais de 50 projetos relacionados a franquias, incluindo formatação de franquia, gestão e expansão. Atualmente é CEO do Estúdio 767 em BH | @767estudio

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

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